RSA - FUTSAL

Entrevista a Bruno Rodrigues
Home
Equipa Técnica
Jogadores
Calendário
Fotos da Equipa
Resultados
Notícias
Entrevistas
Multas
Curiosidades
Contactos
GuestBook
Sondagens

bruno.jpg

...Anos fantásticos...

Percurso pautado pela regularidade...

Em que ano ingressaste nesta equipa?

A minha primeira participação em torneios, com a camisola dos R.S.A, data de 1993, num torneio em que participámos, na Qta. Das Laranjeiras.

O que te motivou a pertencer ao grupo?

Bom, este era um grupo que eu já conhecia há algum tempo, através do Pigeon, que foi meu colega durante o ensino secundário. Tive o privilégio de pertencer à equipa "Neuchatel Xamon" e daí até aos "RSA" o caminho foi curto.

Qual o teu percurso?

O meu percurso, é um percurso pautado pela regularidade na participação em torneios e nos treinos. Inclusive, penso que em termos de treinos, serei um dos que mais assiduidade apresenta. A nível de jogos, tenho pena por não ter sido mais preponderante em algumas ocasiões, mas...paciência.

A minha maior alegria é...

O que gostarias de destacar pela positiva e pela negativa no teu trajecto?

Pela positiva, sem dúvida, o espírito de grupo quando ganhamos...sente-se uma enorme solidariedade entre todos e isso, obviamente, deixa-nos todos mais próximos uns dos outros...pela negativa, a falta de vitórias e consequente abaixamento do moral das "tropas", o que se reflecte na falta de algum interesse por parte de alguns elementos, em continuar a trabalhar.

E que balanço fazes destes anos de RSA?

Têm sido anos fantásticos, apesar de no nosso dicionário a palavra "vitória" andar, desde há algum tempo, arredada. Acima de tudo, pela amizade que construímos e sabemos ter mantido, essa é sem dúvida a nossa maior vitória.

Qual foi a tua maior alegria? E desilusão?

A minha maior alegria não foi...é!!! Poder pertencer a um grupo destes é a minha maior alegria!!! Obviamente, não esqueço as nossas conquistas, como foram os casos dos torneios de Vila Boim, Pinguins, Portela, etc. No entanto, volto a frisar, para mim a base de uma vitória é a amizade e é a esse sentimento que eu, mais valor atribuo...Desilusão?...difícil...não me iludo com muito, não me desiludo com pouco, mas penso que o abandono de alguns colegas excepcionais, como por exemplo o Filipe, o Fel , o Trava, o André, até ver. No entanto, trar-nos-ão sempre óptimas recordações, enquanto jogadores e pessoas.

Gosto sempre de marcar o meu golito...

A nível individual como sentiste o teu progresso enquanto jogador?

Em termos individuais, gosto sempre de marcar o meu golito...(Risos) Não, mais a sério, penso que tenho vindo a melhorar, em termos técnicos, mas porque tenho trabalhado para isso...não é por acaso, que hoje me sinto "o melhor canhoto a chutar com o pé direito" em Portugal...(Risos)

Quais as competições que já ganhaste? Qual foi a que te deu mais gozo?

Foram várias...mas a que me deu mais gozo, foi sem dúvida, o 1º torneio em Vila Boim...chegámos ao Alentejo, sem 2 dos nossos elementos (Rui Miguel e Mak, se não me engano), devido à falta de solidariedade que se verificava na altura, fomos altamente injuriados por uma vila inteira, mas no fim, a nossa vingança serviu-se numa bandeja de prata...com palmas... a todos os que nos injuriaram e "cuspiram"...enfim, vicissitudes da "bola"...

Qual é a posição onde gostas mais de jogar?

Sinceramente, eu gosto é de jogar, seja a posição fôr, mas tendo em conta a minha forma actual, penso que "sentadinho" no banco...(Risos)...

Nada é eterno...

Tens grandes qualidades para a prática do Futsal, mas por vezes, o teu temperamento tira-te algum discernimento…Queres comentar?

(Risos) Em primeiro lugar, obrigado pelos elogios, mas esta pergunta é complicada...,...bem, mas creio que tenha resposta...dou tudo, crio muita adrenalina, sabes?...quando estou dentro do campo, não me importo em me magoar, não sou nada medroso e desgasto-me bastante fisicamente...sei lá...É uma matéria a rever...(Risos)

Vê-se que gostas dos RSA. Trouxeste para a equipa o teu irmão. Porquê?

Eu sou apologista de que nada é eterno...chega a uma altura em que se tem de "ipiranguizar", o que quer que seja, quando as coisas não vão bem...e sinceramente, penso que o meu irmão se traduz numa mais valia para a equipa...se ele fosse coxo, talvez não o levasse...

Como é jogar ao lado dele?

Jogar ao lado dele é como...jogar ao lado de todos os outros...talvez seja um pouco refilão para com ele, mas só porque quero que ele seja melhor do que já é... é só para ajudar...juro...(Risos)

...os nossos filhos serem maiores do que aquilo que nós já fomos...

Qual o teu maior sonho enquanto RSA?

O meu maior sonho, enquanto RSA, é pudermos deixar o legado RSA para, quem sabe, os nossos filhos e um dia eles serem maiores do que aquilo que nós já somos...pelo menos, para nós...

Achas que estás melhor jogador que há alguns anos atrás?

Sinceramente, penso que sim...apesar de algumas vezes, não o conseguir provar dentro de campo...mas eu chego lá...ai chego,chego...(Risos)

Qual foi o melhor jogador com quem jogaste até hoje nos RSA?

O Cabrita é para mim uma referência...é um poeta a jogar à bola e por isso mesmo, muitas vezes incompreendido...Quem me dera que Deus me tivesse dado umas "nozes" daquelas...(Risos)

A evolução dos RSA deve ser feita todos os dias...

E o melhor treinador?

Já fui treinado pelo Almeida, pelo Vaz e agora pelo "mister" Pedro...Todos tiveram e têm coisas boas e menos boas, mas penso que a nível técnico, o Pedro é sem dúvida o melhor...a nível de entrega e vontade, todos me merecem 5 *****.

A evolução dos RSA tem sido positiva? O caminho certo é este?

A evolução dos RSA tem de ser feita todos os dias, um pouco mais...temos de ter vontade em trabalhar e não pensar que é um sacrifício que se faz, em ir jogar ou treinar...os últimos acontecimentos não me deixam satisfeito, mas se depender de mim...

Que pensas que é preciso fazer para que sejamos uma equipa melhor?

Acima de tudo sermos solidários uns com os outros...pensar que "eu não vou treinar, porque na semana passada só foram 7...são sempre os mesmos" não nos leva a lugar algum...Temos que pensar em trabalhar, trabalhar e trabalhar...só assim se vêem resultados...

A base da equipa é a mesma já há alguns anos. Isso é positivo?

A nível psicológico, penso que sim...mas a nível físico já é diferente. Estamos com uma média de idades elevada e isso reflecte-se dentro do campo...mas se a base tiver que ser desvirtuada por mais-valias...porque não?

Como vês a entrada de novos membros na equipa?

É como te disse anteriormente...por favor, traga-me mais-valias...gajos de muletas, salvo seja, já há muitos...(Risos)

Análise individual aos jogadores que fazem parte do plantel esta temporada:

Mak – O nº 1...qualidades técnicas excepcionais, grande coração...pena não poder estar, neste momento, a 100% connosco.

Godinho - Um miúdo extraordinário...muito amigo de toda a gente...pena ter bastantes deficiências técnicas...mesmo assim, consegue ser melhor que eu na baliza.

Pinto – O Capitão...Um poço de força, tecnicamente, é para mim dos melhores, no entanto, falta-lhe neste momento um pouco de frescura física.

Nuno – Biquinho...(Risos) O pequeno Grande Nuno, com um sentido posicional espectacular, sempre cheio de garra e vontade de vencer...pena as lesões lhe estarem a ceifar alguns momentos importantes...faz-lhe falta a ele e a nós, a sua presença dentro de campo.

Pedro – O "Mister"...Garra, técnica, velocidade, sentido táctico...tem todos estes atributos, uma mais-valia, sem dúvida.

Vaz – O Paizão...pessoalmente, dá-me muita confiança ter o Vaz por perto, seja dentro ou fora do campo, é muito sóbrio a jogar e tem uma garra brutal...é um cavalheiro a jogar à bola...pena a sua inferioridade física.

Xano – O Calão...Excelente na velocidade e na vontade, é pena ter uns "pés" que não se coadunam às suas melhores virtudes...se trabalhasse um bocadinho mais...

Rui Miguel – O Bom Gigante...A antítese do Xano...ponham este homem numa cabine telefónica com uma bola...dos mais solidários com quem eu tenho o privilégio de jogar...merecia pela assiduidade aos treinos e aos jogos (creio ser o mais assíduo de todos...Clap,Clap,Clap), menos 20 kgs naquelas "canetas".

Barroso – O Gadelhas...Grande jogador...é um defesa espectacular...ainda nos vai dar muitas alegrias.

Sandro – O Penteadinho...É também um óptimo jogar...é pena ser um pouco egoísta em algumas ocasiões, mas esperem para ver...ainda só está a 60% das suas reais capacidades.

Miguel – O Rezingão...já não grita tanto é verdade, mas é pena, pois é um líder nato...as lesões têm-no limitado, mas a aparecer nos espaços vazios e a criar situações de golo é dos melhores...Anseio que volte depressa.

Hugo – O tripeiro...tem um verdadeiro espírito do "Norte" dentro e fora do campo...sempre a ajudar, a incentivar...tecnicamente é muito bom e aqueles petardos com o pé esquerdo..CUIDADO!!!...Não é por acaso que foi o melhor marcador do nosso último torneio.

Gia – O falso gordo...Quem o vê não imagina a sua capacidade imaginativa a criar ocasiões de golo para os colegas...lê o jogo como ninguém e tem um forte espírito de liderança, apesar de se desmarcar da mesma...Pena as lesões que o teimam em atormentar.

Cabrita – O Poeta...da bola! É pena não poder continuar a escrever belas histórias com aquela maravilhosa visão de jogo, poder de remate e timing de assistências...Espero que volte o quanto antes...faz-nos falta.

Ferro – Grande espírito de entrega...apesar de se alhear do jogo em alguns momentos, nota-se que a curto prazo (se continuar a trabalhar) far-se-á um óptimo jogador.

Marco – O mau-feitio...(Risos) Precisávamos de mais uns quantos com o seu espírito...tecnicamente parece-me ser muito bom, mas creio que me vá surpreender e deixar de parecer...será com toda a certeza.

Segurado – Este gajo é maluco...já viram como se sai às bolas?!?!...se eu fosse guarda-redes, seria como o Pedro, de certezinha...outro grande coração...e mais-valia, também.

André – O Artista...Não é por ser meu irmão e vocês confirmam...grandes pézinhos...Quem é que é amigo, quem é?

Almeida - O nosso melhor jogador neste momento...O melhor marcador dos RSA de sempre...um dos mais assíduos...dos mais sinceros...também dos mais egoístas (Risos)...Está em grande forma o trintão...Mais palavras para quê? É o nosso artista...

Pedro (enquanto treinador) – Pessoalmente, penso que tem tudo para abraçar um projecto mais ambicioso. Para ele, só trabalhando se evolui e é uma máxima que tenta incutir a todos a 100%. É muito bom tacticamente, incentiva muito toda a gente e penso que consegue manter o grupo muito unido..parte do facto de ainda não termos terminado, deve-se (e muito) a ele.
Pela minha parte, dar-me-ia muito gozo vê-lo a treinar uma equipa dos nacionais.

Entrevista realizada por: Pedro Mendonça